top of page
  A Cia CATAPLAY! é formada por atores que se conheceram ao longo do curso superior de Bacharelado em Teatro no Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. O coletivo se uniu devido a vontade de dar continuidade ao encontro formado durante o período acadêmico e trabalhar suas inquietações artísticas, somado ao desejo de se produzir e transformar em realidade seus anseios. Dessa forma, a Cia CATAPLAY! surge por acreditar que o trabalho de pesquisa é o viés fundamental para o desenvolvimento de um trabalho autoral, consistente e de forte impacto/repercussão, tanto na formação de atores profissionais quanto para a renovação das plateias que o assistem.
  Entre os trabalhos produzidos – antes da formação da companhia – está o espetáculo autoral O Cheiro do Escuro, em 2010, participante do projeto acadêmico “Incubadeira” da UniverCidade, dirigido por Taís Trindade. O projeto tinha como foco uma pesquisa de linguagem gestual e de estética baseada no trabalho do diretor Tim Burton e no expressionismo alemão. Em 2011, três atuais integrantes participaram do FESTU-Rio, com o esquete Woman Machine de Jô Bilac, direção de Thaisa Damous, tendo no elenco Hugo Camizão e Tatjana Vereza. Tatjana foi indicada a melhor atriz e o esquete fez uma temporada pelo Estado do Rio de Janeiro. 
   No ano de 2011 os integrantes da cia., ainda estudantes, defenderam suas monografias acadêmicas no Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro. Ao todo nove monografias foram defendias com a orientação do Dr. Prof. José Luiz Rinaldi e cada núcleo de pesquisa desenvolveu uma área de investigação como: disponibilidade do ator em cena na comédia; a voz em cena; a linguagem gestual e o teatro sem falas; a narrativa como fio condutor do acontecimento teatral. Todos os trabalhos foram aprovados e em 2012 o grupo iniciou uma nova etapa de estudo unindo essas pesquisas para um aprofundamento do trabalho do ator.
  Neste mesmo ano a Cia CATAPLAY! realizou a montagem do espetáculo O Catador de Nuvens, primeiro texto da atriz e dramaturga da cia., Thaisa Damous. O espetáculo ficou em cartaz no Teatro Gonzaguinha de novembro a dezembro de 2012.
   Em 2013 O Catador de Nuvens participou do 10° Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias, no qual recebeu 3 indicações: melhor texto (Thaisa Damous), melhor atriz coadjuvante (Thaisa Damous) e melhor atriz (Tatjana Vereza). Também particpou do Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro e recebeu o prêmio de melhor ator coadjuvante (Bruno Quaresma) e indicação a melhor atriz coadjuvante (Tatjana Vereza). Ainda neste ano a Cia CATAPLAY! participou do Fluxos de Cena, projeto da ocupação PAM, no Teatro Glauce Rocha, com o fragmento do espetáculo O Cheiro do Escuro, direção de Taís Trindade. Em 2014 a cia. acrescentou ao seu repertório o espetáculo infantil para escola Salada Cherrie, texto de Marina Monteiro e direção de Taís Trindade.
   Em 2016, O Cheiro do Escuro voltou a ficar em cartaz, dessa vez no Teatro Ipanema, durante o mês de Setembro.
bottom of page